| Publicada no Teletime | O conselho de administração da Telecom Italia (controladora da TIM Brasil) aprovou no último domingo, 13, o início de conversas formais com o KKR sobre a proposta de aquisição realizada pelo fundo em novembro de 2021.

Desde dezembro, a operadora e seus assessores vinham travando negociações informais com o KKR e o governo italiano, que tem poder de veto (golden power) sobre a eventual operação. Já após a aprovação do novo plano industrial da Telecom Italia (que propõe a cisão de serviços e infraestrutura da tele), a empresa teria passado a “dispor de todos os elementos relevantes” para a avaliação completa.

Dessa forma, a proposta indicativa e não vinculante do KKR será comparada com “outras alternativas estratégicas” visualizadas pelo grupo. Entre elas, a possível fusão da parte de redes com a Open Fiber, criando uma espécie de rede nacional de fibra na Itália. Para tal, estão em curso negociações com a Cassa Depositi e Prestiti (CDP), estatal principal acionista da Open Fiber e segunda maior da Telecom Italia.

“À luz das avaliações preliminares dos assessores financeiros sobre a valorização da empresa com base no plano 2022-2024 e das projeções para 2030 […], o Conselho afirmou sua convicção de que a Telecom Italia carrega um valor não expresso que deve ser levado em consideração na exploração de qualquer alternativa ao plano industrial”, argumentou a controladora da TIM, em comunicado.

Na última semana, a estratégia de separação de infraestrutura e serviços recebeu apoio da Vivendi, principal acionista da Telecom Italia. A proposta de aquisição e fechamento de capital do KKR parte do mesmo fundamento de cisão, mas a partir de um preço por ação ainda considerado baixo pelos italianos e acionistas.

Inicialmente, a abordagem dos norte-americanos era de 0,505 euro por ação, mas teria sido revisada para 0,40 euro, segundo a imprensa internacional. Os papéis Telecom Italia sofreram forte baque após divulgação de prejuízo de 8,6 bilhões de euros em 2021 e estão sendo negociados a 0,30 euros após alta de quase 5% ao longo deste segunda-feira, 14.