O BTG Pactual aderiu ao programa de simplificação de acesso dos brasileiros ao Gov.br (Android, iOS) após fechar acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira, 14. Com isso, os 23 milhões de correntistas do banco já podem acessar o ecossistema de serviços do governo federal por meio de suas credenciais de acesso ao Internet banking.

Com a inclusão da instituição bancária, o Gov.BR permite que clientes de 13 bancos associados à Febraban tenham credencial prata como forma de acesso ao app. Os outros bancos são: Banco do Brasil; Banrisul; Bradesco; Banco de Brasília; Caixa Econômica; Sicoob; Santander; Itaú; Agibank; Sicredi; Mercantil do Brasil; PicPay/Original.

Atualmente, a plataforma do governo tem 4,2 mil serviços, como Meu SUS Digital, ENEM, e Carteira Digital de Trânsito, que podem ser acessados por 153 milhões de brasileiros. De acordo com uma análise de Mobile Time baseada na plataforma AppMagic, o Gov.br foi o segundo app mais baixado do Brasil em fevereiro com 5,3 milhões de downloads na App Store e Google Play.

Níveis de acesso

Importante lembrar, o usuário que inicia o acesso ao Gov.br com um cadastro simplificado recebe o certificado bronze, que permite o acesso parcial aos serviços digitais do governo.

O segundo nível é a credencial prata, que pode ser obtida via cadastro de banco ou biometria facial da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Com ela, o cidadão pode acessar uma parcela ampla dos serviços do governo, mas ainda não todos.

A totalidade do acesso só é possível no nível cadastral mais avançado, o ouro, que pode ser feito com biometria facial com base nos dados da Justiça Eleitoral, QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou certificado digital compatível com certificados ICP-Brasil.