Em fevereiro, a principal tendência no ranking dos 10 aplicativos móveis mais baixados no Brasil foi o crescimento de três títulos do governo federal: Gov.br, Meu SUS Digital e Carteira de Trabalho. Os dados são da AppMagic e combinam as lojas App Store e Google Play.

O Gov.br ultrapassou o TikTok e foi o segundo aplicativo mais baixado no País, com 5,3 milhões de downloads em fevereiro, atrás apenas do Instagram. Esse volume representa um crescimento de 13% em comparação com os 4,7 milhões de janeiro.

O Meu SUS Digital, novo nome do antigo ConecteSUS, foi a grande surpresa. Seu volume de downloads subiu 35% entre janeiro e fevereiro, passando de 2,6 milhões para 3,5 milhões. Com isso, o app saltou da décima para a quinta posição desse ranking, superando WhatsApp, Nubank e Shopee, por exemplo. O rebranding do app e a campanha de vacinação contra a dengue podem ter contribuído a seu favor. Mobile Time publicou há duas semanas entrevista com Estela Haddad, secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, na qual explica a estratégia do governo em torno do novo app.

O outro destaque foi a entrada no ranking do aplicativo de Carteira de Trabalho, com 2,9 milhões de downloads, na nona posição. No mês anterior, o app figurou na 11ª posição, com 2,5 milhões. Também entrou no ranking o marketplace Shein, na 10ª posição. Saíram da listaq Capcut e Roblox.

Veja abaixo a lista dos 10 apps com mais downloads em fevereiro no Brasil de acordo com a AppMagic:

1- Instagram (5,5 milhões)

2- Gov.br (5,3 milhões)

3- TikTok (4,3 milhões)

4- Mercado Livre (3,9 milhões)

5- Meu SUS Digital (3,5 milhões)

6- Nubank (3,3 milhões)

7- WhatsApp (3,2 milhões)

8- Shopee (2,9 milhões)

9- Carteira de trabalho (2,8 milhões)

10- Shein (2,6 milhões)

Crédito da imagem no alto: ilustração produzida por Mobile Time com ferramenta de IA generativa