Usuários no Brasil de iPhones estão reduzindo seus movimentos pelas cidades, sejam eles à pé (-75%), de carro (-64%) ou de transporte público (-84%). As informações são da Apple, que  liberou uma série de dados sobre aglomeração e movimentação global de pessoas nesta terça-feira, 14. Batizado de Mobile Trends Reports, o serviço apresenta dados diários de usuários do aplicativo Apple Maps (iOS) que estão dirigindo, andando ou usando transporte público.

A única cidade brasileira no começo do Trends, o Rio de Janeiro, teve recuos em usuários dirigindo (-71%), andando (-82%) e em usuários do transporte público (-89%).

Criado como solução gratuita e aberta, o serviço busca ajudar agências de saúde e governos na análise do fluxo de pessoas em suas comunidades durante a pandemia do coronavírus. Por meio de site, o sistema possui busca para cidades e países, além de gráficos de circulação desde o dia 13 de janeiro.

Ao todo, 63 localidades estão listadas na página do serviço.

Confira o gráfico com os dados recentes do Brasil:

Mobilty Trends Reports da Apple no Brasil

No material de divulgado à imprensa, a Apple afirmou que não utiliza dados do Apple ID do usuário ou mantém armazenadas informações dos locais que uma pessoa visita. Em seu lugar, a empresa usa “dados agregados” de navegação do Apple Maps, como termos de busca, itinerários e informações de trânsito.