Os Ministérios de Tecnologia do Brasil e da China firmaram um memorando de entendimento, nesta sexta-feira, 14. O documento compreende o intercâmbio e a cooperação entre os dois países m desenvolvimento de tecnologias de comunicação móvel 5G, assim como aplicações em tecnologias de comunicação de próxima geração. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou mais de 15 acordos de cooperação com o governo chinês, em visita ao país, nesta sexta-feira.

A parceria também compreende cooperação no desenvolvimento e na aplicação de novas tecnologias, incluindo computação em nuvem, big data, Internet das Coisas  (IoT), semicondutores e energia fotovoltaica inteligente; tecnologias-chave, algoritmos, padrões e cenários de aplicação em inteligência artificial (IA); aplicação da transformação digital e tecnologia digital, especialmente IoT e IA, na indústria, saúde, cidades e agronegócio; e algoritmos, segurança cibernética e cenários de aplicação envolvendo tecnologias quânticas.

Telecom

Outro memorando de entendimento foi assinado entre o MCom (Ministério das Comunicações), a Anatel e o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China, para o compartilhamento de informações sobre tecnologias da informação e comunicação discutidas em foros internacionais. O acordo prevê cooperação em temas como comunicação sem fio, computação em nuvem, big data, ,(IoT), além de tecnologias para indústria, educação, saúde e meio ambiente.

Os dois países vão promover visitas técnicas, seminários e trocas de informações sobre temas discutidos em foros internacionais, como União Internacional de Telecomunicações (UIT), G20 e BRICS. Essa parceria vai promover a cooperação entre os institutos de pesquisa e empresas dos dois países, segundo o governo.

Entre alguns pontos de cooperação do documento, que prevê a parceria durante cinco anos, estão: tecnologias de comunicações móveis e desenvolvimento da indústria como também o de tecnologias-chave, padronização e aplicações na próxima geração das comunicações; desenvolvimento e implementação de novas tecnologias incluindo tecnologias de comunicações sem fio; Segurança e integridade das redes de comunicações

Na última quinta-feira, o governo brasileiro visitou o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. Durante o encontro, foram discutidos temas como o futuro da tecnologia 5G, soluções em telemedicina, educação e conectividade. Para o governo, a expertise da Huawei pode contribuir para a implementação do 5G pelo Brasil.