Na próxima semana, o governo brasileiro vai fazer uma visita à China, na qual serão discutidos acordos sobre tecnologias de telecomunicações. Participarão da comitiva integrantes do Ministério das Comunicações (MCom), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Anatel.

Ainda que o governo não tenha dado detalhes sobre o que será tratado, a Folha de S. Paulo afirmou, na noite da última quinta-feira, 23, que 5G, 6G, inteligência artificial e semicondutores são alguns dos temas a serem pautados nos acordos de cooperação e intercâmbio de tecnologias.

Em nota à imprensa, o MCom afirmou que está em busca de parcerias para o desenvolvimento do setor de telecomunicações brasileiro. Durante a visita, o ministro Juscelino Filho participará de conversas bilaterais, eventos oficiais e assinaturas de acordos. O ministro assinará um Memorando de Entendimento com os chineses para o intercâmbio de informações sobre tecnologias da informação e comunicações (TICs).

O acordo a ser firmado deve proporcionar a troca de visões sobre as principais pautas de TICs dos foros internacionais como União Internacional de Telecomunicações (UIT) e G20, além de promover as pequenas e médias empresas dos dois países, segundo o MCom.

Haverá uma visita técnica ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei, em Xangai. No local, onde trabalham 30 mil funcionários, são desenvolvidas pesquisas sobre semicondutores para diferentes dispositivos, redes sem fio e redes de dispositivos conectados.

De acordo com a Folha de S. Paulo, o acordo com a China também envolverá capacitação em desenvolvimento de aplicativos, nuvem, Internet das Coisas (IoT) e algoritmos em aplicativos para indústria. E o Memorando de Entendimento também envolve a Anatel. Durante a visita, o governo chinês ainda deve tratar da possibilidade de cooperação em fábricas de semicondutores no Brasil, para atender ao mercado interno.