A McAfee desenvolveu uma solução de segurança para roteadores residenciais Wi-Fi, capaz de monitorar o comportamento de todos os dispositivos conectados à rede. É verificado se o firmware de cada dispositivo está atualizado e até se foi trocada a senha de fábrica. Além disso, é verificado se o comportamento do dispositivo está de acordo com o que se espera dele, por meio de aprendizado de máquina. O administrador da rede pode gerenciar tudo por meio de um aplicativo móvel, através do qual consegue bloquear o acesso de dispositivos específicos.

A ideia é embarcar a segurança nos roteadores e cobrar dos provedores de Internet, que por sua vez podem oferecer como um diferencial para seus assinantes ou cobrar à parte deles. Um acordo global já foi firmado com a Telefônica. Sua operação no Chile deve lançar a novidade em junho. Até o primeiro trimestre de 2019 a segurança da McAfee estará presente nos roteadores distribuídos pela Telefônica em toda a América Latina.

Atualmente, 54% dos roteadores Wi-Fi no mundo reportam algum tipo de atividade maliciosa todo mês, revelou o country manager para o mercado consumer da McAfee Brasil, Rogério Santucci, durante apresentação no Tela Viva Móvel, nesta segunda-feira, 14, em São Paulo.