A Friday – Pagamento de Contas (Android, iOS) é uma fintech pensada para facilitar o pagamento de contas – sejam boletos ou de prestadores de serviços, com ou sem recorrência. Lançada oficialmente em abril desse ano, a plataforma apresenta uma nova funcionalidade: a carteira compartilhada.

A ferramenta ajuda na organização de contas e nos seus pagamentos entre duas pessoas ou mais. A ideia é que todas as partes visualizem seus boletos e contas de pagamento em comum, facilitando a gestão.

Para acessar a conta de um usuário, a pessoa recebe um convite para compartilhar sua conta com outro. Em seguida, é feita a definição das permissões e, caso o convidado aceite, passa a fazer parte da sua carteira.

A Friday dividiu em três categorias o nível de acesso à carteira compartilhada:

– Assistente: a pessoa convidada pode inserir contas, mas não pode realizar pagamentos ou visualizar outras demandas colocadas por outros participantes;

– Colaborador: pode inserir e pagar boletos colocados por ele mesmo. Não visualiza os pagamentos de outros participantes.

– Cotitular: é a modalidade mais próxima da conta conjunta. A pessoa tem o mesmo nível de autonomia que o titular, e divide as responsabilidades das contas que estão na timeline. Ambos podem enxergar todas as contas cadastradas, criar e aprovar pagamentos e transferências e adicionar saldo.

Ou seja, a partir da nova ferramenta, o usuário convida uma outra pessoa para compartilhar contas e, dependendo, pode inserir na timeline de pagamentos, enxergar outras não inseridas por essa pessoa e até pagá-las. E, feita a aprovação, o valor é automaticamente descontado do saldo total e o comprovante é enviado por meio do WhatsApp.

Vale dizer que em todas as modalidades o responsável pela carteira digital será sempre notificado de cada inserção ou pagamento realizado.

A funcionalidade foi pensada para casais, executivos com muitos pagamentos a fazer, pais e mães separados que precisam compartilhar as contas dos filhos e filhas.

O aplicativo notifica, via WhatsApp, todos os boletos que estão para vencer, evitando atrasos ou quando uma conta é, por engano, duplamente inserida no app da Friday. Além disso, qualquer participante ou convidado (que tenha permissão) da carteira compartilhada pode acessar o seu histórico de pagamentos com informações de quem foi o responsável ou aprovou cada pagamento realizado.

“Começamos querendo resolver o problema do indivíduo: coletar todas as suas contas automaticamente. Queremos ser oniscientes para as contas que são emitidas para os nossos clientes. Mas não adianta ser onisciente se você tem contas com as pessoas com as quais se relaciona. Pode ser ex-esposa, ex-marido ou mesmo a secretária para ajudar com os pagamentos. Assim, vimos que não tínhamos somente o escopo do indivíduo para resolver, mas daquele núcleo de pessoas com as quais o nosso cliente compartilha contas”, explica Felipe Castro, CPO e cofundador da Friday.

Castro, acredita que a Friday pode ser de alto valor para quem possui muitos pagamentos a serem feitos, como empresários, executivos que possuam alta complexidade de pagamentos.

O executivo diz ainda que a plataforma em breve estará apta a se conectar com bancos a partir do open finance. Neste caso, as contas poderão ser pagas por fora da carteira digital, saindo o dinheiro diretamente da conta principal do usuário. Segundo Castro a novidade deve ser testada em dois meses.