5G

5G

Um estudo da ENEA com 44 líderes globais de operadoras mostrou que há uma divisão entre estratégias de implementação da quinta geração das redes celulares: 42% dos entrevistados querem usar uma estratégia com mais de um fornecedor, mas em outra pergunta, 33% dizem que querem migrar para o vendor que possuem atualmente no 4G.

Realizada no primeiro semestre de 2022, a análise revela ainda que os líderes de telecom veem entre os principais problemas da opção multi vendor a falta de interoperabilidade (29%), a falta de um contato único e direto para resolver problemas (19%) e a falta de conhecimento de seus times para trabalharem com mais de um core de rede (16%).

Das principais considerações para escolher entre multi vendor e single core, os profissionais citam o custo total do projeto (24%), a posse do modelo de dados e acesso de dados (17%) e o fato de fornecedores estarem totalmente adaptados às regras da 3GPP (16%).

Edge e nuvem

Sobre as expectativas de uso, a análise mostra que as soluções mais esperadas com o 5G em edge são o fatiamento de rede (31%), a redução da latência (29%) e o desenvolvimento de site com arquitetura mesh (18%). E sobre a nuvem, mais da metade (52%) consideram que é cedo ou estão começando a testar aplicações nativas ou migrar parte de seus sistemas para a cloud.