A Enea está entre as primeiras companhias a ingressar o programa Microsoft Azure Operator Nexus Ready, introduzindo seu portfólio de produtos de telecomunicações. A parceria, anunciada nesta segunda-feira, 27, aumentará a capacidade de operadoras móveis para aplicações do 5G.

Os produtos de telecomunicações da Enea incluem a camada Stratum Network Data, 5G Service Engine, Subscription Manager e Policy Manager, que fornecem recursos de gerenciamento de dados de assinantes, autorização e gerenciamento de tráfego para ambientes móveis 4G e 5G. Como serviços pré-validados, as funções de rede Enea estarão disponíveis no Azure Marketplace.

O programa Azure Operator Nexus Ready fornece uma camada de API para automatizar e gerenciar funções de rede. As funções de rede Enea serão integradas e validadas no nível de interoperabilidade da API, assim como no nível de implantação automatizada. A ideia é fornecer às operadoras de telecom a possibilidade de construir, hospedar e operar essas funções em contêineres, como parte de uma rede em nuvem ou ambiente de nuvem híbrida.

A visualização pública do Azure Operator Nexus foi anunciada no último domingo, 26. Esta é uma expansão da visualização privada dos Azure Operator Distributed Services. É uma plataforma de nuvem híbrida de nível de operadora, capaz de executar funções de rede como núcleo de pacote, redes de acesso de rádio virtualizadas (vRAN) e política de cobrança.