A fornecedora sueca de telecomunicações Enea adquiriu a Aptilo nesta quinta-feira, 1°, para ampliar sua oferta de serviços em 5G e Wi-Fi 6. Na operação, o valor investido corresponde a 92 milhões de coroas suecas (R$ 58 milhões, na conversão atual). A transação será feita com dinheiro e empréstimo. O lucro por ação é esperado para meados de 2021.

Embora a companhia valha 150 milhões de coroas, a Aptilo possui dívidas de 57 milhões de coroas sueca, por isso o valor em consideração é de 92 milhões de coroas suecas.

Criada em 2001, a Aptilo oferece softwares de gestão e controle de acesso em redes Wi-Fi e móvel, além de gestão de serviços de dados e políticas de controle de acesso em redes Wi-Fi. De acordo com a Enea, as soluções da Aptilo serão usadas no portfólio de core de rede para operadoras instalarem redes 5G e Wi-Fi 6.

Inicialmente, a Aptilo seguirá com sua marca separada da Enea, mas será uma unidade de negócios da Enea. Com produtos instalados em 100 operadoras de 75 países, a Aptilo teve uma receita de vendas de 90 milhões de coroas suecas em 2019 e espera chegar a 88 milhões de euros ao final de 2020.