O Facebook está mais perto de consolidar a compra da rede social de compartilhamento de imagens Instagram. A transação, no valor de US$ 1 bilhão, foi anunciada em abril e aprovada nesta terça-feira, 14, pelo Escritório de Livre Comércio do Reino Unido (OFT, na sigla em inglês).

"Examinamos o acordo à luz de que ambas as companhias oferecem serviços de redes sociais, em busca de competição potencial nos serviços e aplicações de fotografia; e a fusão poderia limitar as pessoas de usarem outros sites", explicou um representante do órgão em nota enviada ao blog de tecnologia Techcrunch. A conclusão foi que há competidores fortes para o Facebook e o Instagram, com aplicativos alternativos de imagem.

O OFT também examinou se a integração impossibilitaria a publicação de conteúdo sem possuir uma conta do Facebook. De acordo com o parecer, "não há evidências da possibilidade de adoção desta estratégia".

A compra espera a aprovação da Câmara de Comércio Federal dos Estados Unidos (FTC, na sigla em inglês), o que deve atrasar até o fim do ano o fechamento definitivo, antes previsto para junho.