O Google Cloud apresentou alguns recursos com modelos humanos de aprendizagem de IA generativa durante o evento ‘Google Cloud Generativa AI Live + Labs’, em São Paulo, na última sexta-feira, 11. As novas ferramentas estão sendo testadas por algumas empresas, como a Magazine Luiza, Dasa, entre outras.

Atualmente, existem mais de 7 mil pesquisas acontecendo na empresa, detalhou a diretora de negócios do Google Cloud, Milena Leal. Elas se concentram em machine learning e em inteligência artificial.

No caso da Magalu, a inteligência artificial está sendo testada para aprimorar a interação da assistente virtual Lu com os consumidores, principalmente na compra de celulares. No caso da Dasa, a empresa está testando o PaLM 2 – LLM do Google – para auxiliar médicos a detectar achados relevantes nos resultados de exames e, posteriormente, notificar o médico prescritor, facilitando o atendimento ao paciente.

Além das tecnologias utilizadas, também foi apresentado o Modelo Transformer de IA. Seu diferencial é identificar tipos de comportamento e reproduzir a forma como as crianças aprendem.

Também foi apresentado o Vertex IA, ferramenta de organização de dados, treinamento e implementação de modelos de machine learning.

O Generative AI App Builder facilita o desenvolvimento de chatbots e bots de busca baseada em contexto específico.

Por fim, foi apresentado o Duet IA, uma inteligência artificial que se propõe ajudar em tarefas simples do cotidiano de um profissional de modo a melhorar sua produtividade. Para isso, ele ajuda a desenvolver códigos, transcreve áudios e escreve e-mails.