A opção de chamadas em vídeos comerciais da Meta para WhatsApp (AndroidiOS) e Messenger (AndroidiOS) deve ter os primeiros testes no final de 2025 e o lançamento da API deve ficar para 2026. A informação foi compartilhada pelo CEO da Botmaker, Alejandro Zuzenberg, nesta quinta-feira, 24.

Vale lembrar que esta solução foi adiantada durante o Meta Connect em julho deste ano.

Em conversa com Mobile Time durante o lançamento dos callbots, os robôs de ligação para chamadas entre empresas e clientes no WhatsApp, o executivo confirmou que estão participando do desenvolvimento da API junto com a Meta, mas ainda não está “100% pronta”. Zuzenberg explicou que há desafios, como a gravação do vídeo para auditoria, o delay e a sincronização entre voz e imagem.

“No final do dia, nós estamos falando de (desafios) da Internet. São pacotes de informação e muitos participantes em uma chamada de vídeo. Se a gravação não está perfeita, o cliente não aceita”, disse. “Portanto, é desafiador e interessante. Eu gosto desses problemas. São uma diversão para resolver”, completou.

Enquanto as ligações em vídeo não chegam aos apps de mensageria da Meta, a Botmaker oferece ligações em vídeo por meio de link que leva o usuário do WhatsApp para uma plataforma externa. A Sicredi é um exemplo de empresa que utiliza esse formato para fazer ligações em vídeo, inclusive com usuários que precisam de atendimento em Libras.

Estratégia da Botmaker

Como um dos principais parceiros da Meta na América Latina, a companhia está se apresentando para o mercado como “a plataforma mais completa para agentes de IA”, como disse o country manager do Brasil, Erick Buzzi, e o avanço para o comércio conversacional com esses agentes com voz é uma das principais apostas.

Zuzenberg acredita que o mercado caminha para uma migração da URA tradicional para agentes de IA com voz e que pode equalizar com chatbot em breve. Isso porque a maioria dos 200 grandes clientes que a Botmaker tem pediram agentes de IA com voz. Buzzi reforçou que a demanda por esses agentes é alta, mas explicou que nem todos estão prontos para esse avanço e, em muitos casos, o ideal seria avançar para um chatbot mais assertivo primeiro.

Atualmente, a companhia tem 1 bilhão de mensagens por mês com 85 milhões de clientes e suporte para mais de 20 canais. Sua carteira conta com 5 mil clientes-empresas no mundo (mais de 50 países, não apenas América Latina), sendo 700 deles no Brasil.

Em breve, a Botmaker espera chegar a US$ 100 milhões de receita anual recorrente.

Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!