O convite da Microsoft para uma coletiva de imprensa no dia 6 de outubro pode anunciar a data de lançamento de quatro grandes novidades referentes ao universo do Windows 10: o sistema operacional para dispositivos móveis Windows Phone 10, o tablet Surface Pro 4, dois novos smartphones flagships e o equipamento de realidade aumentada HoloLens.

O anúncio surge poucos dias depois de a Apple apresentar os novos smartphones iPhone 6S e iPhone 6S Plus, e o iPad Pro que, segundo a fabricante possui um "desempenho superior" em relação ao desktop – mais rápido que 80% dos computadores pessoais portáteis lançados nos últimos 12 meses.

Durante o Mobile World Congress, realizado em março na cidade de Barcelona,  Espanha, a Microsoft mostrou dois novos smartphones para a categoria preço médio e mercados emergentes. Os handsets que podem ser apresentados em outubro – conhecidos pelos codinomes Talkman e Cityman – receberiam processadores octa-core e hexacore da Qualcomm, além de câmeras de 20 megapixels.

O lançamento do Windows 10 e suas variações é visto como crucial para a Microsoft, depois do fracasso do Windows 8 no mercado de computação móvel, segundo analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal. Além disso, a companhia passa por uma reestruturação para diminuir os custos e cortar 7,8 mil funcionários de seu quadro, após dívidas acumuladas da aquisição com da divisão móvel Nokia.

Continuum

No entanto, rumores indicam que a principal novidade do lançamento é o Continuum, uma funcionalidade do Windows 10 para os usuários mudarem de dispositivo durante a execução de uma aplicação. Além disso, ela possibilita que um dispositivo móvel opere como o núcleo, conectado a um monitor, teclado e mouse.

Tal dispositivo pode ser pequeno o suficiente para caber em um bolso, mas exigiria um processador potente e amplo uso de memória RAM. A Acer mostrou recentemente um “PC phone” com o Continuum, que pode ser parte do anúncio que a Microsoft fará em outubro.

A atualização do Windows 10 que inclui o Continuum, o assistente pessoal Cortana e o novo navegador de web Edge, também estará disponível para usuários do Windows 7 ou 8.1 gratuitamente.