Ao longo dos últimos três anos, fornecedores e operadoras de telefonia celular vêm falando sobre os potenciais novos serviços que poderão ser lançados em redes 5G. Nesta semana, durante o Mobile World Congress Americas, em Los Angeles, o que era teoria começa a virar realidade. Com a proximidade do lançamento das primeiras redes 5G naquele país, as operadoras norte-americanas presentes no evento trouxeram uma série de demonstrações de novos serviços, como vídeos holográficos, Internet tátil e entretenimento imersivo com realidade virtual.

Vídeo holográfico transmitido por 5G

Nos stands da Sprint e da Verizon era possível acompanhar a transmissão ao vivo de um vídeo holográfico. As imagens são capturadas por uma câmera especial, usando raios infravermelhos que conseguem medir o volume do objeto em cena. Do outro lado, quem recebe a imagem pode, em tempo real, usando um controle, girar o objeto em cena. A transmissão demanda muita capacidade de rede, o que só é possível com a tecnologia 5G. Vídeos holográficos poderão ser úteis especialmente para telemedicina. A parceira na demonstração nas duas operadoras foi a empresa Voxon Photonics.

Robô controlado remotamente por 5G e que captura sensação tátil

A Verizon demonstrou também uma aplicação de Internet tátil via 5G. Era possível controlar remotamente um braço de um robô de fábrica e sentir o toque dele nas ranhuras de uma placa de metal. Para que a sensação tátil aconteça em tempo real é preciso baixa latência, como a oferecida no 5G. Esse tipo de solução poderá ser aplicada em fábricas.

Por fim, a Sprint apresentou uma ideia de serviço de entretenimento futuro: assistir a uma partida de futebol como se estivesse na primeira fileira do estádio, mas sentado no sofá de casa, graças à captura e transmissão de imagens com uma câmera de 360 graus pela rede 5G. A ideia é que as pessoas possam ver uma partida usando óculos de realidade virtual, de qualquer lugar do planeta, a um preço mais barato que o ingresso da partida. A mesma proposta pode ser aplicada em shows de música e outros eventos.

Os EUA serão um dos primeiros mercados a implementar redes 5G, começando pela Verizon em outubro deste ano. A Sprint promete lançar a tecnologia entre março e abril de 2019.