5G

Ilustração: Cecilia Marins

Mais sete capitais terão o 5G liberado na próxima segunda-feira, 19. As prestadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz no leilão do 5G poderão ativar a rede nas seguintes cidades: Aracaju/SE, Boa Vista/RR, Campo Grande/MS, Cuiabá/MT, Maceió/AL, São Luís/MA e Teresina/PI. A decisão foi confirmada nesta quarta-feira, 14, em reunião do Gaispi (Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz).

Segundo o edital, as operadoras vencedoras do certame devem instalar o mínimo de uma antena para cada 100 mil habitantes.

Vale lembrar que Fortaleza, Natal e Recife foram as primeiras cidades a terem o 5G liberado depois da prorrogação do prazo de limpeza da faixa de 3,5 GHz por até 60 dias. A previsão de encerramento desse trabalho, segundo a Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado), foi prorrogada para até 28 de outubro. E as operadoras têm mais 30 dias após esse prazo para a ativação do sinal, podendo ser feita até 28 de novembro.

Ficam faltando as seguintes capitais: Rio Branco, Macapá, Manaus, Belém e Porto Velho.