As operadoras estão ativando o 5G standalone, ou seja, na frequência 3,5 GHz, no Rio de Janeiro/RJ, Florianópolis/SC, Vitória/ES e Palmas/TO ao longo desta segunda-feira, 22, após autorização do Grupo de Acompanhamento de Interferências da faixa de 3,5 GHz (Gaispi). Claro, TIM e Vivo esperam oferecer uma velocidade a partir de 600 Mbps, podendo chegar a 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento).

Durante o lançamento do 5G em São Paulo, as operadoras divulgaram que, atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pelas empresas são compatíveis com o 5G SA. A Claro possui cerca de 2,6 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Vivo afirmou que tem 3 milhões de clientes com aparelhos 5G aptos em sua base. E a TIM, 2,4 milhões. No momento, as três operadoras somam 8 milhões de assinantes com dispositivos 5G.

Confira onde cada operadora ativou o 5G nas quatro novas capitais habilitadas para receber o sinal da rede de quinta geração móvel.

Claro

– Florianópolis: Centro e Beira Mar.

– Palmas: Plano Diretor Norte e do Plano Diretor Sul.

– Rio de Janeiro: Bangu, Botafogo, Barra da Tijuca, Campo Grande, Copacabana, Flamengo, Guaratiba, Inhaúma, Ipanema, Jacarepaguá, Lagoa, Laranjeira, Leblon, Méier, Pavuna, Recreio, São Conrado e Tijuca.

– Vitória: Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Lúcia e Ilha do Boi Vivo.

A Claro ressalta que chegará aos poucos a outras áreas dessas cidades.

Vale lembrar que a operadora passou a oferecer um novo portfólio de planos controle e pós-pagos com mais planos de dados, pensando, futuramente, no 5G.

TIM

No Rio de Janeiro, a TIM conta com número de antenas sete vezes maior que a obrigação mínima estabelecida pela Anatel para a cidade, conectando quase 83% da população. Segundo a operadora, seu sinal 5G está presente em todos os bairros da cidade. Para isso, a TIM instalou 628 antenas em 164 bairros cariocas.

Em Florianópolis, 19 bairros receberam o 5G nesta primeira etapa, o que representa a conexão de aproximadamente 30% da população. No momento, 14 antenas foram ativadas (oito a mais do mínimo necessário por operadora) e, até o fim do ano, a estimativa é que 50 sejam ligadas. Os bairros são: Abraão, Agronômica, Cachoeira do Bom Jesus, Cachoeira do Bom Jesus Leste, Canasvieiras, Canto do Lamim, Capivari, Capoeiras, Centro, Coloninha, Coqueiros, Estreito, Ingleses Sul, Jardim Atlântico, Jurerê Leste, Jurerê Oeste, Monte Cristo, Ponta das Canas, Santinho.

A TIM deverá informar sobre a ativação do 5G em Vitória e Palmas em breve.

A operadora passa a oferecer pacotes com mais 50 GB de Internet – disponível desde o dia 18 de agosto. Os clientes que aderirem à oferta em até três meses depois do seu lançamento terão gratuidade no uso do pacote por 12 meses. Esse “booster” oferece ainda navegação ilimitada no Twitch, serviço de streaming de competições de eSports. A TIM informa que o pacote evoluirá ao longo dos próximos meses, com mais conteúdos de jogos eletrônicos em parceria a AWG Games – plataforma responsável por títulos como Fortnite e GTA V, além de realidade aumentada e realidade virtual.

Vivo

Confira em quais bairros clientes da Vivo poderão usufruir da cobertura 5G nos municípios que tiveram ativação da rede nesta segunda-feira:

– Rio de Janeiro: Barra da Tijuca, Botafogo, Centro, Copacabana, Flamengo, Gávea, Glória Humaitá, Ipanema, Jardim Botânico, Lagoa, Laranjeiras, Leblon, Leme, Recreio dos Bandeirantes, São Conrado, Vidigal.

– Florianópolis: Canto, Centro, Jurerê Internacional.

– Vitória: Enseada do Suá, Goiabeiras, Jardim Camburí, Jardim da Penha, Mata da Praia, Praia do Canto, Santa Helena, Santa Lúcia.

– Palmas: Área Central, Centro, Centro (Taquaralto), Graciosa – orla 14, Plano Diretor Sul, Santa Fé.

Outras capitais

O 5G começa pelas capitais brasileiras e depois segue para o restante do Brasil. Nesta primeira etapa já estão com a rede de quinta geração móvel ligada as seguintes cidades: Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia, João Pessoa, Porto Alegre, Salvador e São Paulo.

Ainda faltam 15 capitais brasileiras, localizadas no Centro-Oeste, Nordeste e Norte do País. São elas: Campo Grande e Cuiabá, na região Centro-Oeste do País; Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém, no Norte, e Recife, Fortaleza, Natal, Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís no Nordeste.