5G

Ilustração: Cecilia Marins

Fortaleza/CE, Natal/RN e Recife/PE são as próximas cidades a terem o 5G na faixa 3,5 GHz liberado a partir da próxima segunda-feira, 5. O Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) anunciou nesta quinta-feira, 1, depois de reunião extraordinária.

Em comunicado à imprensa, a Anatel diz que as operadoras Claro, TIM e Vivo deverão ter no mínimo 63 estações de 5G ativadas em Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza até o dia 28 de novembro, quando vence a obrigação estipulada pelo edital de 5G.

Em comunicado a este noticiário, Vivo informou estar “pronta para ativar nas capitais caso haja viabilidade de liberação das radiofrequências.” A Claro também avisou estar preparada para ativar o que eles chamam de 5G+, ou seja, a rede de quinta geração móvel standalone (SA).

“A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip”, escreveu em sem comunicado a Claro.

A TIM não retornou até a publicação desta matéria.

No momento, o 5G está em operação nas seguintes capitais: Brasília/DF, São Paulo/SP, Belo Horizonte/MG, João Pessoa/PB, Porto Alegre/RS, Curitiba/PR, Goiânia/GO, Salvador/BA, Florianópolis/SC, Rio de Janeiro/RJ, Palmas/TO, Vitória/ES.

Depois da próxima segunda, vão faltar outras 12 cidades a ganhar a cobertura da rede de quinta geração móvel: São elas: Campo Grande e Cuiabá, na região Centro-Oeste do País; Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Boa Vista, Manaus e Belém, no Norte, e Aracaju, Maceió, Teresina e São Luís no Nordeste.

Vale lembrar que Fortaleza, Natal, Recife são as primeiras cidades a terem o 5G liberado depois da prorrogação do prazo de limpeza da faixa de 3,5 GHz por até 60 dias. A previsão de encerramento desse trabalho, segundo a Entidade Administradora da Faixa (EAF, ou Siga Antenado) foi para até 28 de outubro. E as operadoras têm mais 30 dias após esse prazo para a ativação do sinal, podendo ser feita até 28 de novembro.