A Amazon anunciou um investimento de US$ 10 bilhões (R$ 26,45 bilhões) na Amazon LEO (sigla em inglês para Órbita Terrestre Baixa), sua marca de internet via satélite. A tecnologia, que integrará um sistema composto por satélites, estações terrestres e terminais compactos, será desenvolvida para atender residências e empresas.

Com 153 satélites em LEO, a companhia projeta disponibilizar o serviço de forma gradual, do sul da América do Sul até a Linha do Equador. A empresa almeja ter 3.236 satélites a uma distância de 630 quilômetros da superfície da Terra. De acordo com a Amazon, o sistema terá enlaces ópticos e antenas de banda Ka, com velocidade máxima de 400 Mbps para residências e de 1 Gbps para empresas. A latência será comparável à da fibra óptica.

Sem previsão de chegada, Amazon LEO será vendida pela DIRECTV Latin America, de forma progressiva, para Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Uruguai. Já no Brasil, o serviço será comercializado pela SKY. As duas empresas não informaram os valores, mas disseram que os serviços terão preços acessíveis.

Ilustração produzida por Mobile Time com IA.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!