Quando a Apple, a Amazon e o Google anunciaram a chegada no mercado brasileiro de livros digitais, o iba já estava instalado e conquistando clientes. No ar desde março, o portal de livros, revistas e jornais originado do grupo Abril conta com mais de 300 mil usuários ativos e com a marca de mais de 2 milhões de itens baixados. A entrada das maiores livrarias digitais do mundo ao Brasil não assusta o iba e é percebida como favorável: “A chegada da Amazon tem um impacto positivo, porque traz amadurecimento a um mercado que, no Brasil, ainda é bastante embrionário. Cada vez mais se fala em e-book e mais pessoas se interessam”, argumenta Derek Oedenkoven, gerente executivo do iba.

Diante da concorrência com os grandes players, o iba aposta em seu conhecimento do mercado brasileiro e na experiência conferida ao usuário como diferenciais determinantes. “Somos um portal independente, mas originário de um grupo grande (a Abril). Temos um maior conhecimento do mercado nacional e uma base de dados muito qualificada. Sabemos fazer ofertas dirigidas e adequadas ao consumidor”, ressalta o gerente. Oedenkoven, contudo, não acha que a competição se dará em torno dos preços: “Pela configuração do mercado, preço não será preponderante na decisão do consumidor. Os preços estão muito alinhados e não serão o fiel da balança”, afirma.  

A aposta do iba tem sido, sobretudo, no diálogo com o consumidor, não só por meio do atendimento online, ou dos call centers, mas pelo investimento em uma navegação mais prazerosa e pela produção de um conteúdo que vai além do preço e da mera descrição dos produtos. Resenhas, comentários dos editores e espaço para comentários dos usuários têm sido importantes nesse sentido. No entanto, o iba tem também uma vantagem técnica: a plataforma da Amazon não é compatível com o formato de publicação da Editora Abril, que utiliza ferramentas da Adobe. Nesse sentido, Oedenkoven acredita que ainda levará tempo para que a Amazon venda revistas da editora.

Além disso, pretende-se aumentar o catálogo do portal. Em 2012, são disponibilizados 26 revistas, mais de 12 mil e-books e cerca de 40 jornais no iba, o que não parece suficiente para atrair um público exigente. Para 2013, é planejada a ampliação do portfólio do portal, adicionando títulos de outros idiomas. É projetado que, no ano que vem, chegue-se a 1 milhão de títulos, por meio de parcerias com distribuidoras internacionais. Espera-se também triplicar o número de revistas e expandir a quantidade de jornais disponibilizados, trazendo periódicos de cidades do interior. Com essa estratégia, Oedenkoven acredita que conseguirão triplicar o número total de usuários do portal.