Prêmio Seleção Mobile Time é uma homenagem prestada a iniciativas inovadoras do mercado brasileiro que tenham sido notícia no site Mobile Time ao longo dos últimos 12 meses. Na edição deste ano, a equipe editorial do Mobile Time selecionou 20 indicados, entre startups e projetos de grandes empresas, que tiveram matérias publicadas no site no período entre abril de 2021 e março de 2022.

O público do site está convidado a analisar os 20 indicados e votar naquele que considerar o mais inovador e relevante para o mercado brasileiro. A votação está aberta e vai até o dia 30 de abril. Clique aqui para conhecer os indicados e votar!

Além do troféu pelo voto popular, o Prêmio Seleção Mobile Time dará outro para o finalista que for mais bem avaliado por um júri técnico, composto por jornalistas de tecnologia e economia de vários veículos e especialistas de diferentes entidades e organizações.

O júri deste ano é composto por:

Ana Paula Lobo, editora da Convergência Digital

Elis Monteiro, professora de MBA em marketing digital da FGV

Elisa Leonel, doutoranda em ciência política e ex-superintendente de relações com os consumidores da Anatel

Fábio Maeda, diretor de serviços digitais e inovação móvel da Claro

Fernando Paiva, editor do Mobile Time

Flávia Lefèvre, advogada especializada em direito digital do Intervozes

Mariana Barbosa, jornalista de O Globo

Nathalia Foditsch, especialista sênior em políticas e regulação da Web Foundation

Nick Ellis, editor de produtos e reviews do Olhar Digital

Rafael Pellon, consultor jurídico do MEF e sócio do Pellon de Lima Advogados

Renato Cruz, diretor da inova.etc

Samuel Possebon, editor do Teletime

Os vencedores serão conhecidos em uma cerimônia de premiação no dia 10 de maio, logo após a realização do evento MobiXD, organizado por Mobile Time, no WTC, em São Paulo. Os nomes dos vencedores serão divulgados também no newsletter do Mobile Time na mesma data.

História

A primeira edição do Prêmio Seleção Mobile Time foi realizada em 2020 e teve como tema projetos de combate à pandemia do novo coronavírus e seus impactos sociais e econômicos. 14 indicados disputaram os troféus. A grande vencedora foi a startup Missão Covid, que criou uma plataforma para atendimento remoto a pacientes com Covid-19 através de videochamadas por WhatsApp com médicos voluntários de todo o Brasil. A Missão Covid ganhou os dois troféus: votação popular e escolha do júri. 6,5 mil pessoas participaram da votação.

A segunda edição, em 2021,  teve 11 indicados. A votação popular recebeu votos de mais de 9 mil pessoas. O vencedor na votação popular foi o case de envio de Pix pelo WhatsApp, do Banco do Brasil. O vencedor na escolha do júri foi o aplicativo da startup SuperOpa, que reduz o desperdício de alimentos ao estimular a venda com desconto de produtos próximos do prazo de validade. Na edição de 2021, excepcionalmente, foi conferido um troféu hors-concours para o projeto do Pix, do Banco Central.

Vale lembrar que entre 2007 e 2019, Mobile Time, em parceria com Teletime, organizou outra premiação anual, chamada Prêmio Tela Viva Móvel. A dinâmica era diferente: havia várias categorias; a participação dependia de inscrições feitas pelas empresas; e os produtos/serviços inscritos precisavam ter sido lançados comercialmente no Brasil no ano anterior. Ao longo de 13 edições houve cerca de 1 mil inscritos, mais de 100 finalistas e dezenas de premiados.