A Câmara dos Deputados expandiu o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) para os meios digitais e inaugurou a plataforma PJB Participe, que permite interação entre os participantes, acesso aos deputados jovens, possibilidade de sugerir alterações em projetos, além de entrevistas nas redes sociais e uma live semanal no perfil do programa no Instagram (Android, iOS).

O PJB é um programa anual realizado pela Câmara dirigido a estudantes do ensino médio de todo o País. A ideia é mostrar aos alunos como funciona o processo político brasileiro. Os escolhidos passam uma semana em Brasília, em simulação da jornada parlamentar, com diplomação, posse e exer­cício de mandato. Estudantes do ensino médio de escolas públicas ou particulares que te­nham entre 16 e 22 anos e estejam cursando o 2º ou 3º ano do ensino mé­dio, ou o 2º, 3º ou 4º ano do ensino técnico integrado ao médio podem se inscrever.

Nesta edição de 2020, o programa contou com aulas abertas ao vivo no YouTube, com a presença de especialistas que explicaram a importância do Parlamento para a democracia, discutiram o papel dos partidos políticos e tiraram dúvidas sobre processo legislativo.

Todas as sextas, às 17h, os participantes falam de seus projetos na LivePJB no Instagram. “Penso em propor Olimpíadas de Direitos Humanos, para que jovens entendam o que são direitos e deveres, sem deturpação de conceitos”, disse Michel Farias, 16 anos, estudante da rede pública de Paragominas (PA).