A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a expansão para o exterior são os focos do trabalho para os próximos dois anos na Berghem, empresa de segurança digital. De acordo com seu CEO, Matteo Nava, a aposta está na aplicação SD Elements, uma plataforma de análise para execução de segurança e compliance: “Do começo de 2019 para cá, percebemos uma maior movimentação dos clientes com relação a esse tema, na medida em que o prazo para a conformidade com a lei vem se encolhendo e outros dispositivos legais já vêm sendo utilizados pelas autoridades para aplicação de sanções relativas a práticas nocivas envolvendo a utilização de dados pessoais”.

“A plataforma SD Elements preocupa-se desde o início com a segurança no desenvolvimento de softwares – o chamado security by design, que é garantir a segurança desde a concepção de uma iniciativa do gênero. E, com isso, a privacidade e a segurança em todo o ciclo de vida do dado se torna, de fato, uma cultura e não apenas um cumprimento legal”, explicou em conversa com Mobile Time.

Embora a aposta da companhia seja o SD Elements, seu principal produto é o Ratel, uma aplicação para testes de segurança end-to-end em cartões de crédito ou débito com chip ou NFC. Outra solução de destaque é o APPSafe, usado para identificação de falhas que podem levar a fraudes ou vazamento de dados, com foco principal em processos e regras de negócio.

Com 15 anos de história, a Berghem é um spin-off do Laboratório de Sistemas Integrados Tecnológico (LSI-TEC) da USP. A companhia é mais conhecida por ofertar serviços focados para o setor financeiro. Recentemente firmou parceria com a canadense Security Compass e com a portuguesa Jscrambler. Nava explicou que os acordos buscam trazer aplicações e consultoria em desenvolvimento seguro de softwares, uma área que sua empresa começa a desenvolver soluções.

Sem revelar os dados absolutos, o CEO da Berghem afirma que o crescimento anual de sua receita é de 30%, um reflexo da necessidade das empresas escalarem serviços de segurança da informação e de segurança cibernética.