A venda de um carro poderá ser feita de forma 100% eletrônica por dentro do app da Carteira Digital de Trânsito (CDT) a partir de março. A Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo (ATPV-e), documento digital que substitui o antigo DUT como uma identidade do veículo, poderá ser assinado de forma eletrônica dentro da CDT (Android, iOS) usando a validação da plataforma gov.br, em um procedimento desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito. 

Para que a transação seja feita desta forma 100% digital, é necessário que tanto comprador quanto vendedor estejam cadastrados no gov.br. E o Detran onde o veículo estiver registrado precisa ter aderido ao novo sistema de autorização digital. Além disso, funcionará somente com veículos cuja documentação foi emitida a partir de 4 de janeiro de 2021, quando o ATPV-e passou a substituir o DUT.

O processo de venda de um veículo, que antes levava dias ou mesmo semanas, passará a ser feito instantaneamente, dispensando custos com cartório.