A Carteira Digital de Trânsito (Android, iOS) ultrapassou a marca de 50 milhões de usuários cadastrados. O aplicativo foi lançado em 2019 e foi desenvolvido pelo Serpro para a Secretaria Nacional de Trânsito.

No app da CDT está a carteira de habilitação do motorista, CNH digital, com validade em todo o território nacional, e a possibilidade de o motorista fazer a exportação do documento com assinatura digital, o que equivale a uma cópia autenticada em cartório.

A aplicação também oferece o CRLV-e, a versão eletrônica do documento do veículo e pode ser compartilhada por até cinco usuários do app.

A Carteira Digital de Trânsito permite ainda a emissão de autorização de transferência de veículo por meio eletrônico (ATPV-e). Na prática, a ferramenta faz a comunicação de venda/compra, sem que haja a necessidade de comparecimento a cartório para reconhecimento de firma. Porém, o comprador precisa comparecer ao Detran para realizar a vistoria e finalizar a transferência. No momento, dez estados oferecem o serviço: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso e Sergipe.

O usuário pode ainda receber notificações de infrações pelo aplicativo. E quem faz adesão ao sistema pode pagar as multas com até 40% de desconto – caso o motorista reconheça a infração e não recorra. Há a possibilidade de receber notificações sobre recall.