reconhecimento facial

A transferência eletrônica de veículos entre pessoas físicas com assinatura pela plataforma Gov.br (Android, iOS) já está disponível em mais da metade do País, ou precisamente em 14 estados cujos Detrans aderiram ao sistema. São eles: Acre, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Roraima, Mato Grosso, Sergipe, Pará, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rondônia.

Nesses estados, comprador e vendedor não precisam mais realizar a transferência de propriedade do veículo em cartório, nem usar documentação em papel. O processo é feito através do aplicativo da carteira digital de trânsito (Android, iOS), com assinatura via Gov.br da Autorização para Transferência de Propriedade de Veículos (ATPV-e), documento presente em todos os veículos cadastrados no Brasil desde 4 de janeiro de 2021. Ambas as partes (comprador e vendedor) precisam ter conta prata ou ouro na plataforma Gov.br. 

A solução foi desenvolvida em conjunto pelo Ministério da Infraestrutura, pelo Ministério da Economia, pelo Serpro e pelos departamentos estaduais de trânsito.