O Galaxy S 4, novo smartphone top de linha da Samsung, traz tantas novidades que muitas delas acabaram sendo esquecidas na apresentação feita na noite da última quinta-feira, em Nova Iorque, por falta de tempo. Uma delas pode ser revolucionária para aplicações de marketing e comércio móvel: a tecnologia de LBS (Light Based Communications), criada e patenteada por uma empresa chamada Mobeam. Ela permite que o parque de mais de 165 milhões de scanners a laser de códigos de barra 1D espalhados pelo varejo do mundo inteiro consigam se comunicar com o Galaxy S 4. Atualmente, esses scanners a laser não são capazes de ler códigos de barra exibidos na tela de smartphones porque estes utilizam certas tecnologias que impedem a leitura, como telas reflexivas e filtros polarizadores. Uma saída seria trocar os scanners por modelos mais modernos, o que geraria um custo indesejado para o varejo. A LBS resolve o problema emitindo pulsos de luz que simulam o código de barras 1D e são compreendidos por qualquer scanner atual. A solução da Mobeam pode ser adotada para cupons móveis, cartões de fidelidade, ingressos para eventos ou qualquer outra ação que envolva códigos de barra 1D.

Análise

A novidade do S 4 é uma resposta ao Passbook do iPhone 5, aplicativo que agrega cupons e ingressos em formato de QR code. O problema é que a leitura dos QR codes requer um aparelho mais moderno no ponto de venda – que pode ser outro celular com câmera, eventualmente. A solução da Mobeam é mais democrática e atende a todo o parque de scanners. Se o S 4 servir como bom garoto propaganda, é provável que a novidade seja embarcada em modelos de outros fabricantes ao longo do ano.