O governo do Piauí lançou oficialmente nesta terça-feira, 15, a carteira de identidade 100% digital. Essa medida tem como base o decreto federal 10.900/2021  e conta com tecnologia da Valid, que presta suporte à Secretaria de Segurança Pública na coleta de dados biométricos da face e assinatura digital, algo que elimina a necessidade do papel da ficha de identificação civil.

De acordo com a provedora da tecnologia, além da biometria, o Piauí recebe software de dados, uma base única atualizada (com o CPF como registro geral) e a possibilidade de entregar os documentos em até cinco dias. No futuro, está programado o lançamento de um aplicativo, uso da biometria facial como prova de vida e QR code para comprovar a validade do documento.

A partir desta tecnologia, o estado do Piauí espera integrar o sistema de biometria com Detran-PI e Sejus (Secretaria de Justiça do Piauí) para evitar falsidade ideológica na emissão da CNH e do sistema prisional. Também é esperado que exista uma integração única dos bancos de dados com outros estados, Receita Federal e Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Vale lembrar que, além do Piauí, o estado de Goiás é outro que está avançado com a tecnologia e deve lançar a sua carteira neste mês de março.