Moradores do Acre já podem solicitar a versão digital da Carteira de Identidade Nacional (CIN). Ou seja, quando um cidadão do estado retirar o novo documento físico, poderá fazer o pedido do RG digital pelo app gov.br (Android, iOS).

Vale lembrar que a CIN possui apenas um número de identificação, que, no caso, é o CPF. A ideia é evitar fraudes e que pessoas emitam o documento em mais de um estado. O novo documento vem ainda com um QR code que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, assim como saber se o smartphone foi furtado ou extraviado.

A Carteira de Identidade Nacional foi lançada em fevereiro e apresentada no fim de junho.

A nova identificação foi instituída pelo Decreto nº 10.977, de 23 de fevereiro de 2022. No Rio Grande do Sul, o processo de emissão começou na última semana. A previsão é que Goiás seja o próximo estado a emitir o documento.

A CIN também serve como documento de viagem por conta da inclusão do código MRZ – de padrão internacional – o mesmo usado em passaportes. Até o momento, é possível usar o documento de identidade em viagens aos países do Mercosul, onde o Brasil tem acordo para o seu uso. Para os demais países, o passaporte continua sendo obrigatório.