Carteira de Identidade Nacional; CIN

Carteira de Identidade Nacional no Rio de Janeiro. Foto: divulgação

O Estado do Rio de Janeiro passa a emitir a Carteira de Identidade Nacional (CIN). O documento tem o CPF como número único de identificação e é reconhecido em todo o território nacional. Neste primeiro momento, como projeto-piloto, o novo documento será emitido apenas para crianças de 0 a 11 anos de idade que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran-RJ.

Para fazer a emissão do CIN, os responsáveis da criança devem levar a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF, evitando a duplicidade de registros e fraudes. Caso não tenha o CPF, a pessoa receberá a versão antiga do documento de identidade.

A nova carteira de identidade chega com um QR code e permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, assim como saber se o smartphone foi extraviado ou furtado. A CIN possui versão física e digital, que pode ser acessada pelo app Gov.br (AndroidiOS) ou pelo aplicativo de cada Instituto de Identificação.

A CIN é uma produção da Valid e está presente em estados como Rio Grande do Sul, onde foi lançada pela primeira vez, Acre, Goiás, Paraná e Minas Gerais.