identidade

O estado de Goiás provavelmente será o primeiro a emitir a nova carteira de identidade nacional. A expectativa é de que isso aconteça antes de 90 dias. Enquanto isso, outras unidades da federação correm com os preparativos para adiantarem o processo e lançar antes do prazo final estabelecido em lei, que é em março de 2023.

Goiás está na frente porque o seu Instituto de Identificação, órgão responsável pela emissão de RGs no estado, fez o dever de casa burocrático e já assinou convênios necessários para a integração de sistemas com entidades federais para a produção da nova carteira de identidade nacional, como Serpro e Receita Federal. Agora, seu fornecedor técnico, a Valid, está cuidando das conexões via API.

Para a emissão da primeira carteira de identidade nacional, Goiás depende ainda da definição do novo padrão de QR code que virá impresso no documento. Essa definição cabe à Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic) e é aguardada para as próximas semanas.

“Alguns institutos de identificação consideram que o buzz em torno do novo RG serve de combustível para acelerar a adesão ao novo decreto. Neste caso, a data limite é um alvo a ser vencido. A nova carteira de identidade nacional traz muitas vantagens, como a padronização e a interoperabilidade”, comenta Ilsson Bressan, diretor geral de Valid ID, unidade de identificação da Valid, em conversa com Mobile Time.

Além de Goiás, a Valid presta serviços relacionados à emissão de RGs e/ou CNHs para 12 outras unidades da federação, dentre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal.