Claro; Drones; Speedbird Aero

Módulo de drone da Speedbird com chip da Claro. Foto: divulgação

| Publicado no Teletime | A Claro firmou parceria com a startup de drones Speedbird Aero para fazer transporte e entregas aéreas de mercadorias leves. Segundo a operadora, a empresa seria a primeira do Brasil de sistema aéreo não tripulado autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e com rotas aprovadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O acordo exclusivo prevê a conectividade da Claro em 4G, 4,5G e 5G, ainda que esta última esteja ainda em planejamento (a operadora já conta com o 5G DSS, entretanto). Para a operadora, é mais uma iniciativa para parcerias com clientes corporativos e empresas de ecossistema de inovação aberta para a Indústria 4.0 e Internet das Coisas.

O uso da rede móvel, especialmente com o 5G, permitirá ao drone permanecer conectado e com maior “consciência situacional e posicionamento preciso”, uma vez que a aeronave sai do campo visual do operador em áreas urbanas.

Novas rotas

Os drones da Speedbird Aero possuem capacidade de transporte de produtos e medicamentos de até 8 kg. A startup já tem atuação em outros países, mas no Brasil opera com autorização para voo experimental em rotas em Campinas e Franca, no interior de São Paulo, onde realiza entregas de comida e e-commerce. Entre seus clientes, está o iFood.

Segundo comunicado, a Claro e a startup seguem realizando estudos para novas rotas, mediante autorizações junto à ANAC e demais reguladoras do setor. A operadora acredita que será a primeira empresa de telecomunicações do Brasil a possuir drone de carga com rotas aprovadas pela agência e pelo DECEA.

No mesmo comunicado, o diretor de marketing da Claro, Márcio Carvalho, afirma que, “com essa parceria, a operadora embarca junto com a startup no desafio de desbravar e acelerar o processo de logística aérea não tripulada no Brasil, por meio de um sistema 100% automatizado, que funciona com infraestrutura de rede celular 4G LTE e 5G”.