Drone iFood

Foto: divulgação

Aracaju/SE é a primeira cidade do Nordeste a receber os serviços de entrega do iFood (Android, iOS) via drones. Serão realizados diariamente voos de aeronaves não tripuladas com a possibilidade de se fazer entrega municipal, atravessando, inclusive, o rio Sergipe. A proposta é ligar a capital ao município de Barra dos Coqueiros, saindo do shopping Riomar Aracaju, transformando uma rota que varia de 25 a 55 minutos por via terrestre, em 5 minutos e 20 segundos pelo ar, segundo a empresa de delivery. O projeto acontece em parceria com a Speedbird Aero, responsável por fornecer e operar os drones.

As entregas por aeronaves não tripuladas acontecem em drones específicos e destinados para esta finalidade. O voo ocorre em um percurso pré-estabelecido – de um ponto de decolagem e pouso do equipamento –, reduzindo em média 70% do tempo total nas rotas. A partir do ponto de retirada do droneport, o entregador segue nos modais tradicionais (moto, bicicleta ou patinete) e transporta até a casa do cliente.

Vale lembrar que o iFood iniciou o projeto com drones em agosto de 2020, quando fez testes comerciais de entrega em Campinas/SP.