A implementação de redes celulares privativas está em alta no Brasil. Em diversos setores da economia, empresas vêm investindo na tecnologia móvel para terem redes próprias de comunicação de dados entre sensores, máquinas e colaboradores. Mas qual é o tamanho desse mercado? Quantas redes celulares privativas já foram instaladas no País? Quais são as principais aplicações? Quais frequências estão sendo mais utilizadas? São essas e outras perguntas que Mobile Time pretende responder com a produção do Mapa do Ecossistema de Redes Celulares Privativas do Brasil.

Com base em sua experiência de seis anos na produção de um mapa similar do ecossistema de chatbots, Mobile Time quer agora ajudar a fomentar o mercado de redes celulares privativas, com a produção de um relatório cujas informações contribuirão para a elaboração de planos de negócios, políticas públicas e pesquisas acadêmicas do setor.

Para tanto, é necessária a colaboração das empresas que participam desse ecossistema. A participação é aberta para qualquer empresa que fornece equipamentos de rede, aplicações, consultoria, módulos de IoT, CPEs ou serviços para redes celulares privativas, ou mesmo as próprias donas das redes. O processo consiste em duas etapas:

1) Responder a um questionário online de cadastro da empresa no Mapa.

2) Preencher uma planilha com dados sobre os projetos de redes privativas dos quais sua empresa participou no Brasil.

Todos os dados serão tratados de forma consolidada. Os contatos comerciais das empresas participantes serão incluídos no final do relatório, agrupados por área de atuação nesse ecossistema, para servir como um guia para esse mercado. O relatório será disponibilizado para download gratuito. A periodicidade do projeto será anual.

O formulário de cadastro está disponível aqui.