O WhatsApp (Android, iOS) apresentou nesta segunda-feira, 15, uma funcionalidade de proteção em conversas. Batizado como Chat Lock, a funcionalidade permite aos usuários bloquearem conversas de sua timeline com senha ou biometria – vide impressão digital.

Nesta atualização, a conversa fica em uma pasta separada. Nela, o usuário só consegue ver o nome da pessoa ou grupo do chat e conteúdo depois de desbloquear. E quando aparece a mensagem deste grupo ou pessoa na tela do celular, não há uma prévia do conteúdo, como ocorre normalmente.

Para usar a nova opção, o usuário deve manter pressionada a conversa e escolher a opção de travamento. Uma vez aplicada, o internauta deve apertar e pressionar para baixo a conversa para abrir a tela de desbloqueio que pedirá a senha ou biometria. Após validar o acesso, o consumidor pode ver e engajar na conversa.

O Chat Lock começa a ser liberado globalmente a partir desta segunda-feira.

Para o público brasileiro, o Chat Lock é a quarta grande funcionalidade que o WhatsApp lança em 2023. Em janeiro, a companhia lançou o Comunidades, ferramenta de comunicação em grupos para até 5 mil pessoas. Em abril, a plataforma de mensageria lançou a aguardada opção de pagamentos dos consumidores para mercadores ( P2M), após aprovação do BC. Ainda em abril, o app passou a ter a opção de uso simultâneo de uma conta em até quatro dispositivos.