Itaú

| Publicada no Teletime | Em parceria com a Vivo, o Itaú Unibanco inaugurou uma agência física conectada com 5G. Segundo o banco, a parceria com o segmento corporativo Vivo Empresas utiliza a conectividade de quinta geração por meio de uma licença para uso experimental na faixa de 3,5 GHz, a mesma que estará no leilão do 5G neste ano.

A agência conectada fica no bairro do Brooklin, em área nobre da zona sul de São Paulo, escolhida por já ter a “infraestrutura necessária para a implantação do novo sinal”, ainda que seja em caráter de testes. Com isso, o banco espera ter maior velocidade para sistemas internos e na conectividade dos clientes por Wi-Fi. Ou seja, é uma aplicação de acesso fixo-móvel (FWA).

O Itaú espera assim poder expandir esse tipo de conexão para outras localidades no País quando o espectro estiver de fato disponível. A empresa diz em comunicado que a velocidade de conexão seria o “principal atrativo básico do 5G, permitindo um salto dos atuais 120 megabits por segundo (Mbps) para 600 Mbps – o que significa cinco vezes mais capacidade na transmissão de dados”.

A instituição também defende que o uso do 5G traria maior agilidade no acesso dos sistemas e nas transações. “Além de melhor desempenho, o novo padrão também garante maior disponibilidade dos serviços e evita possíveis interrupções ou gargalos que, em geral, são causados por falhas relacionadas ao cabeamento físico”, afirma o diretor de TI do Itaú Unibanco, Fábio Napoli.