O Ministério das Comunicações garantiu, nesta quarta-feira, 19, que vai cumprir o cronograma do leilão de 5G, a ser realizado em julho deste ano, conforme anunciado. “Pretendemos manter os prazos previstos no edital. Dependemos do TCU (Tribunal de Contas da União), mas não acreditamos que o prazo será impactado. No nosso entendimento, todas as informações necessárias já foram fornecidas’, afirmou o secretário de telecomunicações do MCom, Artur Coimbra, durante a live promovida pela Dell Technologies para debater “Cidades e Sociedade Conectadas na Era 5G”.

No dia anterior, no entanto, Coimbra e o presidente da Anatel, Leonardo Euler, em audiência pública na Câmara dos Deputados, levantaram a possibilidade de um possível atraso no leilão, caso o TCU solicitasse que o texto do edital incluísse a obrigação de levar conectividade a todas as escolas públicas do País. O secretário havia dito que qualquer alteração feita agora no edital poderia implicar em um atraso de oito meses no leilão. Na mesma audiência, o ministro do TCU, Raimundo Carrero, afirmou que iria pedir, sim, esta alteração no texto.

O secretário executivo do Ministério das Comunicações, Vitor Menezes, na live da Dell, reiterou que o leilão será cumprido no prazo. “A gente não tem controle 100% do prazo do TCU. Quando chega uma demanda, respondemos na velocidade da luz. Muitas coisas vamos entregar, outras vamos justificar, e outras vamos defender outra posição”, explicou, levantando a chance de uma possível divergência com o tribunal.