O Google Lens (Android, iOS) passou a identificar condições de pele, podendo ser usado para mostrar potenciais diagnósticos de problemas como irritações, erupções e outras condições. O aplicativo tem a capacidade de pesquisar problemas de pele visualmente semelhantes ao que o usuário enxerga. A novidade foi anunciada na última quarta-feira, 14.

Na demonstração do Google, por exemplo, a busca sugere doenças como dermatite atópica e psoríase, em resposta a uma imagem com erupções avermelhadas. Na parte de cima, há um aviso, em inglês, de que os resultados da busca são apenas informativos e não um diagnóstico. “Consulte seu médico para aconselhamento”, diz o texto.

O recurso também pode ser utilizado quando a pessoa não tem certeza de como descrever algo em seu corpo, como uma protuberância no lábio, uma linha nas unhas ou queda de cabelo na cabeça. Basta tirar ou fazer upload de uma foto por meio do Lens, que encontrará correspondências visuais.

Em 2021, o Google apresentou o DermAssist, um app baseado em inteligência artificial (IA) para diagnóstico de problemas na pele, no cabelo e nas unhas. Ele foi introduzido na Europa, onde recebeu a classificação de dispositivo médico Classe I e está sendo testado no mercado como um lançamento limitado. A companhia diz que a ferramenta consegue identificar 288 condições de pele, cabelo e unhas – mais de 90% das doenças dermatológicas mais procuradas.