A Americanas S.A, holding de marcas como Americanas.com e Submarino, confirmou a compra da Skoob (Android, iOS) nesta quarta-feira, 15. O anúncio foi feito via CVM após o fechamento do mercado e a operação foi realizada pela IF Capital, motor de inovação da varejista.

De acordo com a Americanas, a compra da plataforma de conteúdo digital para leitores faz parte da estratégia de estar próximo do seu consumidor no cotidiano, de modo a aumentar o engajamento a recorrência, além de atrair novos clientes.

Fundada em 2009, a Skoob é uma rede social e biblioteca virtual. Com 8 milhões de usuários cadastrados, o seu modelo de negócio é baseado nas avaliações de livros pelos usuários que ajudam em 40% das conversões de vendas. Ao todo, os consumidores da plataforma colaboraram com mais de 45 milhões de reviews.

Como a operação foi feita pela IF Capital, a Americanas não informou os valores da operação.

Análise

O mercado de mídia – e aqui incluem-se plataformas de livros digitais – segue aquecido com aquisições. Assim como vimos em movimentos do Magalu comprando Jovem Nerd, Mercado Livre se tornando acionista da Aleph e Amazon em um cenário mais amplo adquirindo a MGM, a Americanas também se mexeu para trazer um serviço de mídia aos seus clientes.

Como dito por Americanas e Magalu em suas recentes compras, a ideia é reter mais o cliente em seu canal. Ou seja, o varejo não é mais apenas um espaço para compras, mas um ‘one-stop-shop’ onde o consumidor pode pagar contas, recarregar o celular, fazer investimentos, pagar estacionamento, pedágio, consumir conteúdo e entretenimento.

Por outro lado, os especialistas do mercado de mídia digital ouvidos por Mobile Time alertaram que outro fator para a movimentação dessas empresas são as mudanças em padrões de privacidade e captura de dados dos usuários, como vimos a partir de maio deste ano com o iOS 14.

Dessa forma, a competição acirrada (do frete ao preço) e a entrada de barreiras que dificultam o acesso direto ao usuário, o conteúdo torna-se realmente ‘o rei’ para alcançar os consumidores.