A Apple resolveu fazer diferente. No lugar de adquirir a startup Asaii, de análise de música, contratou seus fundadores – Sony Theakanath, Austin Chen e Chris Zhang – para trabalhar na empresa californiana, mais precisamente, na Apple Music.

De acordo com o site TechCrunch, não está claro se os três trabalharão em tecnologia semelhante ou em outros tipos de ferramentas para afetar como a música é descoberta na Apple Music. A empresa já lançou uma versão beta do seu próprio serviço de análise chamado Apple Music for Artists.

A Asaii anunciou em setembro que fecharia seu serviço em 14 de outubro, ou seja, no último domingo, 14. A startup também fornecia análises de música, mas focava em cruzamento de plataformas como Spotify e o próprio serviço de canções da Apple.

A Apple já possui ferramentas para promover e entender como a música funciona em sua plataforma. A versão beta do Apple Music for Artists, lançada em junho deste ano, fornece detalhes sobre peças, giros de rádio, compra de músicas e compra de álbuns. Ela também permite fazer analises de tendências em torno de uma música, controlar a aparência do perfil do artista e obter insights sobre como e onde a música será descoberta. Separadamente, também fornece widgets que o artista pode usar para promover suas faixas.