Na última segunda-feira, 14, o Mercado Pago emitiu nota comunicando sua saída da Associação Libra. Logo em seguida, foi a vez da Booking Holdings, responsável pelos sites Booking.com, OpenTable e Kayak. As duas companhias se retiram do projeto da criptomoeda encabeçado pelo Facebook depois que PayPal – o primeiro a notificar sua saída –, Visa, Mastercard, Stripe e eBay debandaram da associação. Do total de 29 companhias, sete saíram até o momento.

Tudo indica que as polêmicas desde sua criação e o crescente escrutínio regulatório afastaram os ex-parceiros. De toda forma, o projeto continua de pé com as atuais 22 companhias envolvidas. Em seu primeiro encontro, no último dia 14, a Associação Libra reuniu mais de 20 executivos das empresas restantes – entre elas, Vodafone, Lyft, Uber, Coinbase, Facebook, entre outras.

Segundo o site The Verge, parte da reunião foi dedicada ao estabelecimento da governança básica da nova associação, que antes de segunda-feira era mais uma proposta do que uma instituição funcional. O grupo nomeou cinco membros do conselho, entre eles o CEO da Xapo, Wences Casares, a parceira Andreessen Horowitz, a líder em blockchain Katie Haun, e o executivo do Facebook David Marcus.

Os membros também estabeleceram um regimento interno descrevendo o processo de eleição de novos membros do conselho, votação de propostas e julgamento de disputas.

Apenas um processador de pagamento permanece envolvido com a Associação Libra, o PayU, empresa holandesa focada em pagamentos móveis e via web no mercado europeu.

Confira o comunicado do Mercado Pago enviado à imprensa:

“O Mercado Pago decidiu suspender sua participação como membro fundador da Libra. No futuro, quando houver maior clareza em relação ao projeto, poderemos analisar qual papel a Libra poderá desempenhar dentro do ecossistema do Mercado Pago. Nossa missão de democratizar o acesso a serviços financeiros na América Latina, principalmente em setores não atendidos pelos sistemas tradicionais, continua sendo nossa prioridade. O acesso a serviços financeiros digitais tem um grande impacto na vida das pessoas. Estamos convencidos de que o exercício de pensar em soluções que melhorem o nível de inclusão financeira é necessário e crítico para o desenvolvimento da indústria.”