Associação Libra não conta mais com o PayPal

Eram 29 nomes de empresas no entorno da Libra, a criptomoeda do Facebook. Mas, PayPal anunciou nesta sexta-feira, 4, que retirou seu apoio à Associação Libra, uma organização sem fins lucrativos lançada no final de junho para supervisionar a criação da criptomoeda e eventual lançamento ao consumidor.

O PayPal enviou à imprensa norte-americana o seguinte comunicado:

“O PayPal tomou a decisão de renunciar sua participação na Associação Libra neste momento e continuar a se concentrar no avanço de nossas missões e prioridades de negócios existentes, enquanto nos esforçamos para democratizar o acesso a serviços financeiros para populações pobres. Continuamos apoiando as aspirações de Libra e esperamos manter o diálogo sobre maneiras de trabalhar juntos no futuro. O Facebook é um parceiro estratégico de longa data e valorizado para o PayPal, e continuaremos a fazer parceria e apoiar o Facebook em várias maneiras.”

No entanto, uma reportagem publicada na última quinta-feira, 4, pelo Financial Times informou que o PayPal começou a se distanciar do projeto em meio a crescente escrutínio regulatório. A empresa sinalizou que uma de suas principais preocupações é a falta de atenção que os executivos do Facebook prestaram com relação à reação à criptomoeda. Outra preocupação importante é como a plataforma combaterá a atividade de lavagem de dinheiro.

De acordo com o site Tech Crunch, as bandeiras Mastercard, Visa e outras empresas podem se unir ao PayPal e se afastar do projeto Libra, já que ele tem sido alvo de críticas desde o seu lançamento.