Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior de pesquisa do Google

A área de conta e privacidade do Google foi acessada mais de 12 bilhões de vezes neste ano e mais de 291 milhões de pessoas usaram checkup de privacidade da companhia. A informação foi compartilhada por Prabhakar Raghavan, vice-presidente sênior do Google Search nesta quinta-feira, 15, durante a apresentação de novas soluções de busca da empresa.

Por meio de vídeo, a equipe do Google apresentou novidades com inteligência artificial, machine learning, análise de dados e realidade aumentada que chegarão aos usuários nos próximos meses.

O buscador conta com 2 bilhões de usuários diários em todo o mundo e 15% das perguntas feitas diariamente são novas. Raghavan revelou também que nos próximos meses haverá inclusão de mais informações na busca por locais e no Maps, como a lotação naquele exato momento: “Hoje estamos anunciando que, em breve, vocês poderão ver no Google Maps o quão lotado está um local no mapa. Isso ajudará a pessoa a ficar mais informada em uma decisão se deve ou não ir a um determinado lugar”.

Outra novidade que chega à plataforma é a informação sobre como um negócio está se adaptando ao novo coronavírus. Ou seja, ao pesquisar sobre um estabelecimento o usuário poderá ver se o local exige máscara, se está medindo a temperatura e se precisa de agendamento antes de visitá-lo.

Raghavan falou também do avanço com o Bert, o serviço de entendimento de linguagem natural (NLP) que passa a ser usado na maioria das pesquisas em inglês. E, em outra frente que conta com a ajuda da NLP, o Duplex colaborou com 3 milhões de atualizações de negócios – como horário de funcionamento – que foram vistos mais de 20 bilhões de vezes pela busca ou via Google Maps.

IA robusto

Cathy Edwards, VP de engenharia

A vice-presidente de engenharia do Google, Cathy Edwards, confirmou ainda que um novo algoritmo será introduzido nas buscas globais no próximo mês para melhorar a compreensão quando uma pessoa digita algo errado. Atualmente, entre uma e 10 palavras que são digitadas na busca do Google têm algum erro. Com esse algoritmo baseado em rede neural profunda, com 680 milhões de parâmetros, a expectativa do Google é de melhorar assertividade da palavra em 3 milissegundos.

Outra vantagem que o uso da inteligência artificial traz para o Google é a possibilidade de indexar não apenas páginas, mas trechos das páginas. Dessa forma, Edwards explica que fica mais fácil encontrar uma “agulha em um palheiro”, uma vez que a busca como um todo ganha relevância. Começando a partir do próximo mês de novembro, essa solução permitirá uma melhoria de 7% na compreensão das buscas.

Este avanço em indexar trechos das páginas ainda permitirá outro avanço que é a busca por um trecho específico de um vídeo no YouTube. Ou seja, o usuário não precisará acompanhar o conteúdo na íntegra para achar o que procura: o Google o direcionará para o trecho pedido. Esse serviço deve chegar nos próximos meses.

Outra novidade que chega à busca é o ‘que música é essa’ para Android e iOS, que permite ao usuário cantarolar uma música durante 15 segundos e o Google a identifica.

Realidade aumentada e visão computacional

Compra com Google Lens

A vice-presidente do Google Aparna Chennapragada apresentou as novidades de realidade aumentada e visão computacional da empresa. Agora, o Google Lens ganha mais destaque na busca, ao permitir que o usuário faça compras e adquira mais conhecimento.

“Começando nos próximos meses, ao apontar a câmera para uma peça de roupa – por exemplo –, o Lens mostrará aquele exato item e peças similares que combinam. Isso acontece pois pegamos o nosso banco de dados e combinamos com a motor de estilo do Google, uma tecnologia que entende diferentes conceitos e looks”.

Ainda em compras, o Google está levando o carro para a porta de casa. Também com previsão de chegar nos próximos meses, este serviço permite ao usuário ver em três dimensões um automóvel, seus detalhes internos e até usar a realidade aumentada para ver se cabe em sua garagem.

Em educação, o Google Lens agora permite que um usuário marque um trecho do texto e escute em voz alta a pronúncia correta, um serviço de aprendizado com mais de 100 idiomas. Outra novidade é que, ao apontar a câmera do celular para um problema de matemática, física, química ou outro do gênero, o Google Lens mostrará passo a passo como resolver a questão.