Mais de 1 milhão de robôs de conversação já foram desenvolvidos pelas empresas que atuam nesse ecossistema no Brasil. É o que revela a nova edição do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots, lançada nesta quarta-feira, 15. O relatório, produzido por Mobile Time, levanta junto às empresas dados sobre o mercado nacional de robôs de conversação todo ano desde 2017.

Na primeira edição, em 2017, a quantidade de bots produzidos até então era de 8 mil. Agora, são 1,008 milhão. Isso significa um crescimento médio de 83% ao ano de lá para cá.

Atualmente, estão em atividade no país 150 mil robôs de conversação, que somam mensalmente 269 milhões de sessões e 4,76 bilhões de mensagens. Na média, cada robô em operação realiza por mês 1,8 mil sessões e trafega 31,7 mil mensagens.

bots

Evolução da quantidade acumulada de bots produzidos no Brasil (Fonte: Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2025)

As diferentes gerações de bots

Ao longo desses nove anos de monitoramento do mercado, a tecnologia por trás de chatbots e voice bots mudou bastante, transformando as empresas que atuam nesse ecossistema, seus portfólios de produtos e também o comportamento dos consumidores.

Em 2017, a maioria dos bots operavam com um fluxo de conversa pré-definido, construídos em cima de árvores de decisão. Eram os robôs de primeira geração. Bots de segunda geração, caracterizados pelo uso da tecnologia de processamento de linguagem natural (PLN), que procura identificar a intenção na escrita livre do interlocutor, já existiam naquela época e ganharam força ao longo dos anos seguintes… Até o surgimento do ChatGPT e o boom da inteligência artificial generativa. Essa tecnologia é o que diferencia a terceira geração de robôs de conversação, cuja presença vem crescendo rapidamente a partir de 2023.

bots

Capa do relatório

Agentes de IA entram na conta

Mais recentemente surgiu o conceito de agente de inteligência artificial, que consiste em um sistema com algum grau de autonomia pré-configurada para a tomada de decisões e a realização de ações a partir da análise de dados com inteligência artificial. Agentes de IA não necessariamente precisam interagir diretamente com seres humanos por meio de interface conversacional: muitos operam no backend, se conectando com outros sistemas. Os agentes de IA que interagem com humanos por meio de interface conversacional, geralmente através de IA generativa, podem ser classificados como uma nova geração de bots – talvez a quarta geração ou, para os mais cautelosos, geração 3,5. Esses agentes de IA passaram a ser computados no mapa a partir desta edição de 2025.

Das 67 empresas que contribuíram com o relatório, 58 responderam que já trabalham com agentes de IA. Ao todo, elas desenvolveram 6,6 mil agentes de IA que estão em atividade.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2025 está disponível para download gratuito em português e em inglês na seção de pesquisas do Mobile Time.

A imagem no alto foi produzida por Mobile Time com IA

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!