Já foram lançados no Brasil 101 mil robôs de conversação. Trata-se de um aumento de 68% em relação ao número acumulado até agosto do ano passado, que era de 60 mil bots. Os números fazem parte do Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2020, lançado nesta quarta-feira, 16, durante a edição digital do evento Super Bots Experience. Trata-se do quarto ano consecutivo de publicação desse relatório, que é produzido por Mobile Time a partir de informações prestadas por desenvolvedores de chatbots e voicebots. Participaram do levantamento 97 empresas que desenvolvem robôs de conversação e/ou fornecem soluções para o seu desenvolvimento e que atuam no Brasil.

Desses 101 mil bots criados até hoje no País, 24 mil se encontram em operação atualmente. Eles trafegam 2,2 bilhões de mensagens por mês, o que representa um crescimento de 120% em um ano. Em média, por mês, cada um desses robôs conversa com 8 mil usuários únicos e troca 92 mil mensagens.

O Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots traz também informações sobre os canais mais povoados por bots, os propósitos mais comuns, as ferramentas mais utilizadas pelos desenvolvedores e seus modelos de negócios preferidos. O relatório pode ser baixado de graça neste link.