O chairman executive e CTO da Oracle, Larry Ellison, afirmou que o desafio de agentes de IA não é apenas criá-los, mas desenvolver agentes para ecossistemas completos em sistemas complexos, como o setor de saúde. Durante o Oracle AI World nesta terça-feira, 15, o líder da companhia abordou o papel da empresa na criação desse ambiente.
“Nós temos que automatizar todo o ecossistema. Assim como Elon (Musk) fez ao construir uma rede de recarga ou os carros elétricos (da Tesla) não funcionariam”, comparou Ellison. “Somos os únicos construindo suíte de aplicações para modernizar não apenas setores, mas ecossistemas completos. E a saúde é um exemplo, assim como os serviços públicos. E nós estamos assumindo ecossistemas inteiros, o que torna as coisas muito mais eficientes”, disse.
Agentes de IA na saúde
Em saúde, o executivo afirmou que é preciso trazer ferramentas automatizadas para todas as pontas, não apenas hospitais e clínicas, mas também reguladores, pacientes, seguradoras, bancos, farmacêuticas e governos. Deu como exemplo a criação de agentes para identificar tratamentos ideais e reembolsáveis e agentes que conectam planos de saúde e pagadores, algo que usa dados de pacientes e regras de seguro para dar o melhor tratamento (como testes clínicos) e sem impacto aos cofres com o máximo de possibilidade de reembolso.
Outro agente que Ellison apresentou, conecta os planos de saúde com os bancos para garantir empréstimo por meio de recebíveis futuros de reembolso: “Temos que criar esses processos robóticos chamados agentes de IA que funcionam não apenas nas companhias, mas entre as companhias. Ou seja, como uma companhia fala com outra. Como um hospital fala com um banco”, explicou.
O CTO da Oracle afirmou que também estão remodelando por meio da inteligência artificial o código do Cerner, sua plataforma de saúde que oferece tecnologias de informação em saúde.
Dados como chave da IA
Em sua palestra, Ellison também afirmou que a questão com inteligência artificial não é apenas treinar modelos de IA com dados públicos, mas garantir que o treinamento em ambiente privado ao mesmo tempo que mantém a privacidade.
Por isso, a sua companhia está lançando o Oracle AI Data Platform e o AI Database, um compêndio de soluções que permite às empresas combinarem modelos de IA como Grok, ChatGPT, Llama e Gemini com dados privados, assim como vetorizar dados de várias fontes, inclusive de outras nuvens.
O CTO e executive chairman afirmou que a Oracle é a única que consegue trabalhar em plataforma e entregar de maneira combinada infraestrutura de IA e aplicações corporativas em larga escala.
Internamente, a Oracle está usando a tecnologia para identificar potenciais clientes que podem comprar suas soluções nos próximos seis meses e gerar vendas mais personalizadas.
Imagem principal: Larry Ellison, executive chairman e CTO da Oracle (divulgação)
*O jornalista viajou aos EUA convidado pela Oracle.