A Algar Telecom anunciou nesta quarta-feira, 15, que passou a disponibilizar o serviço 5G para os usuários das cidades de Uberlândia (MG), Uberaba (MG) e Franca (SP). A operadora abriu o sinal da frequência de 2,3 GHz desta região, arrematado no leilão no início de novembro, tornando-se a primeira empresa a oferecer a tecnologia no País.

Serão atendidos 22 bairros em Uberlândia (MG), 13 em Uberaba (MG) e 7 em Franca (SP). Para se beneficiar da nova tecnologia,  os clientes precisam ter celulares compatíveis.

Segundo explicou a Algar, em comunicado, para que este lançamento fosse possível, a operadora se planejou garantindo a aquisição da frequência 2,3 GHz, que não necessita de limpeza de espectro. Além disso, a companhia afirmou que já tinha boa parte de sua infraestrutura adequada ou de fácil adequação para a oferta do 5G.

O ministro Fábio Faria já havia antecipado o início do 5G em Uberaba em audiência no Senado, no último dia 8, ao comentar com o senador Jean Paul Prates (PT/RN): “A Algar pegou a faixa de 2,3 GHz que não precisa remover as parabólicas, por isso já vão inaugurar agora”.