A CEO do YouTube (Android, iOS), Susan Wojcicki, confirmou sua saída da companhia nesta quinta-feira, 16. Em publicação no blog da empresa, a executiva disse que deixa o comando da plataforma de vídeo para começar “um novo capítulo” e focar em sua família, saúde e projetos pessoais.

“O momento é o certo e me sinto hábil para fazer isso, pois temos um time incrível no YouTube. Quando me juntei à plataforma nove anos atrás, uma das minhas prioridades era montar um time incrível”, escreveu Wojcicki.

Um dos líderes que a executiva trouxe será o próximo CEO do YouTube, Neal Mohan, que foi promovido da posição de Chief Product Officer (CPO). Mohan veio com Wojcicki em abril de 2007, quando o Google comprou a empresa que os dois trabalhavam, DoubleClick.

Vale lembrar que a profissional foi vice-presidente sênior de Adwords e AdSense entre 1999 e 2014, até assumir o YouTube.

Momento

De acordo com o resultado financeiro do quarto trimestre de 2022 da Alphabet, o YouTube obteve uma receita de publicidade de US$ 8 bilhões, uma queda de 7% contra US$ 8,6 bilhões do ano anterior. Por outro lado, os serviços de assinatura da plataforma (YouTube Music e Premium) chegaram a 80 milhões de assinantes no mundo, algo que Sundar Pichai, CEO do Google e da Alphabet, considerou como um bom momento da plataforma.