O aplicativo Candy Crush Saga é o segundo jogo preferido entre os usuários de games eletrônicos (smartphones, PCs, vídeo-games, smartTVs e tablets). De acordo com pesquisa da agência Blend New Research, o app ficou atrás apenas da série de jogos de futebol para consoles FIFA. O game sueco ainda ficou à frente de outros jogos de console conceituados como GTA e PES.

Outra preferência mostrada pela pesquisa é a liderança dos smartphones como plataforma de game favorita: 34% preferem os celulares, 30% os computadores e 29% os consoles. As mulheres puxaram o uso do dispositivo móvel para cima, pois 48% delas declararam que preferem jogar no handset. Sobre os locais favoritos para jogar com o smartphone, 87,6% de todos os entrevistados disseram ter preferência em jogar em trânsito; 74,5%, no trabalho; 54,6%, em casa; e 48,1%, na casa de amigos.

Em sua análise, Pestolazzi ainda aponta o handset como outra opção de interação oriunda do mobile: a integração entre pais e filhos através dos jogos. Dos pais entrevistados pelo estudo, 88% disseram que seus filhos jogam games. Mas, o mais surpreendente é que 85% deles jogam ao lado dos filhos. “Isso quebra a barreira que o game não gera interação entre pais e filhos”, afirma o especialista.